Sofre de pressão alta? Veja 6 passos para controlar os sintomas

Sofre de pressão alta? Veja 6 passos para controlar os sintomas
Compartilhar:

Publicado: 01/11/2019

Categorias: Saúde

Quem precisa lidar com ela no dia a dia sabe que o tratamento deve ser levado a sério. Considerada uma doença crônica, a pressão alta, também chamada de hipertensão, eleva a pressão sanguínea nas artérias. 

A pressão alta não tem cura. Por isso deve ser tratada adequadamente, caso contrário acarreta em problemas de saúde irreversíveis como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou comprometimento renal.


Os sintomas que acendem o alerta

 

Fique atento. Os sintomas aparecem quando a pressão está muito alta. Ao primeiro sinal de qualquer um deles, o ideal é procurar pronto atendimento o mais rápido possível. 

  • Enjoo;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na nuca;
  • Sonolência;
  • Zumbido no ouvido;
  • Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  • Visão dupla ou embaçada;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações cardíacas.

6 passos para controlar os sintomas

 

Como parte do tratamento da hipertensão arterial está a prescrição de medicamentos. Esses remédios não devem ter o uso interrompido sem conhecimento médico. 
Eles são essenciais para conviver com a doença, No entanto, sozinhos não têm tanta eficácia se fatores de risco estão presentes nos hábitos de vida.
Mudanças no estilo de vida trazem ganhos para a saúde. Além disso são muito importantes para que o tratamento consiga controlar a pressão de forma correta, permitindo, até, a redução das doses dos medicamentos. 
Confira algumas medidas que ajudam a controlar os sintomas da hipertensão.


1. Manter o peso saudável

 

Peso e pressão arterial andam lado a lado. É preciso dar a devida atenção a este quesito, pois o sobrepeso dificulta que o coração bombeie sangue para o resto do corpo. Além disso o aumento da circunferência abdominal aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

 
2. Consumir menos sódio

 

O excesso de sal contribui fortemente para a hipertensão. O consumo em demasia leva à retenção de líquidos, causando inchaço e desconfortos no corpo.
É fundamental ter cuidado na hora de temperar a comida. Substituir o sal por temperos naturais, como alho, cebola, manjericão e cominho. Assim como diminuir o consumo de alimentos enlatados e em conserva.
 

3. Praticar exercícios físicos

 

Os exercícios melhoram a circulação de sangue. Auxiliam o bom funcionamento do coração. , Controla os níveis de hormônios que aumentam a pressão, como adrenalina e cortisol.
Algumas excelentes opções são caminhar, correr, pedalar, nadar ou dançar com orientação de um educador físico.
 

4. Parar de fumar

 

O uso do cigarro causa lesões e compromete a função dos vasos sanguíneos. Contrai as suas paredes, aumentando a pressão e principal responsável por diversas doenças cardiovasculares, inflamatórias e câncer.
O cigarro, em muitos casos, pode inclusive anular o efeito da medicação em quem já faz o tratamento. 


5. Diminuir o estresse

 

A adrenalina e o cortisol são hormônios prejudiciais para quem tem hipertensão. Eles são produzidos pela ansiedade e o estresse, que aumentam os batimentos cardíacos e contraem os vasos e aumentam a pressão arterial.
Para evitar esse quadro é recomendável praticar atividades para extravasar. Meditação, encontros sociais, esportes são boas saídas para regular os sentimentos e controlar os níveis de hormônios no corpo.
 

6. Manter alimentação saudável

 

Só há vantagens em uma alimentação balanceada. Comprovadamente contribui para o emagrecimento e controle da pressão arterial.
Vale adicionar aqui a importância de manter o organismo hidratado. Beber bastante água permite, ainda, que o órgãos funcionem adequadamente.
O consumo de bebidas alcoólicas deve ser controlado, pois também é um fator de risco para o aumento da pressão arterial.

Melhore a qualidade de vida

 

A pressão alta é uma doença que não tem cura. Porém pode ser facilmente controlada se tiver o acompanhamento necessário.
Os remédios receitados pelo cardiologista aliado a uma vida com hábitos saudáveis, são uma combinação eficiente para conviver bem com a hipertensão e minimizar os desconfortos com os sintomas.
Invista em uma alimentação reduzida em sal e gorduras e na prática regular de atividades físicos. Também é importante medir a pressão arterial ao menos uma vez por ano.

Viu como alguns hábitos de vida podem anular o efeito dos medicamentos para a pressão alta? Agora que você aprendeu 6 passos para controlar os sintomas da hipertensão, envie para sua rede de amigos.
 

BLOG MAIS VISTOS


Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Leia Mais
Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Leia Mais
Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Leia Mais
Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Descubra como identificar fake news sobre o coronavírus
Descubra como identificar fake news sobre o coronavírus

Não vai cair nessa! Veja as melhores dicas para evitar as fake news durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais
Brotoeja em bebê: 5 dicas para tratar e evitar esta dermatite
Brotoeja em bebê: 5 dicas para tratar e evitar esta dermatite

O surgimento de brotoeja em bebê é bastante comum no calor, mas pode ter outras causas. Saiba mais sobre como tratar e evitar este problema!

Leia mais
Como tratar a asma? Fique alerta aos perigos da doença
Como tratar a asma? Fique alerta aos perigos da doença

Você sabia que além dos inaladores diversas outras medidas são importantes como forma de tratar a asma e seus perigos? Entenda mais do assunto.

Leia mais