Calvície feminina: entenda como tratar essa rara condição

Calvície feminina: entenda como tratar essa rara condição
Compartilhar:

Publicado: 26/07/2021

Categorias: Saúde feminina

 

A calvície feminina, infelizmente, é uma coisa que pode acontecer com qualquer mulher. Logicamente nenhuma delas deseja que esse tipo de situação ocorra.

Os primeiros sinais que a calvície está aparecendo, é quando o cabelo começa a clarear muito, havendo uma diminuição do volume e da grossura dos fios, principalmente na parte de cima da cabeça.

Por se tratar de uma coisa incômoda para muitas mulheres que possuem uma ligação com o cabelo alta e que interfere na autoestima, há muitas questões sobre o assunto.

Diversas dúvidas rondam essa situação e o objetivo deste conteúdo, é esclarecer esses pontos. Confira.

 

É possível evitar a calvície feminina ?

A primeira coisa que você deve saber sobre calvície feminina, ou alopecia androgenética, é que ela, em geral, é algo hereditário e pode aparecer em qualquer fase da vida.

Geralmente, torna-se mais comum seu aparecimento depois que a mulher completa 40 anos. Isso porque essa é a idade que a menopausa costuma surgir.

O tratamento para ela quase sempre é feito por meio de medicamentos como a espironolactona, que ajuda a controlar os hormônios, principal fator que causa a calvície.

Os primeiros sinais podem aparecer a partir dos primeiros sintomas, que são:

  • Queda de cabelo mais forte que o comum;

  • Fios mais finos;

  • Cabelo mais claro;

  • Menos fios no centro da cabeça;

  • Aparecimento de regiões sem cabelo.

Mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico também costumam ser mais propensas a desenvolver calvície por conta das mudanças hormonais.

Como a calvície ocorre?

Todo cabelo segue um ciclo de crescimento que é natural, no qual se estabilizam e caem. Esse é o ciclo capilar normal que possui três fases:

  • Anágena;

  • Catágena;

  • Telógena.

O importante de saber sobre isso é para que se possa compreender quando o cabelo está tendo uma queda natural e quando é algo que merece uma atenção maior.

Em geral, a perda diária de fios é cerca de 100 por dia. Pode parecer bastante, mas é algo completamente dentro do padrão.

Agora, quando a mulher notar que há muito cabelo na cama, ao pentear com uma escova ou ao lavar no box, é preciso começar a ligar o alerta para a situação.

Existe tratamento para mulheres que estejam ficando carecas?

a alopecia androgenética, como o nome sugere, é um fator genético hereditário da calvicie

Primeiramente a mulher deve ir a um dermatologista para que possa avaliar sua situação individual e dar um diagnóstico correto do motivo da queda de cabelo.

Em alguns casos haverá a necessidade de fazer exames para confirmar, como a dermatoscopia, que faz a avaliação do couro cabeludo por meio de uma lupa especial.

Quando a causa da calvície é genética, ela não possui cura por se tratar de uma tendência natural que não pode ser modificada.

No entanto, havendo casos de mais pessoas com sintomas de calvície na família, a mulher já pode ficar atenta e procurar um especialista para fazer a prevenção.

Com os tratamentos ideais, é possível atrasar a queda de cabelo em até 15 anos. Há também outros tipos de tratamento que podem ser feitos para diminuir o aspecto da calvície.

Por conta do cabelo representar a vaidade e feminilidade de várias mulheres, ao notarem uma grande queda e um cabelo mais frágil, a mulher pode acabar sofrendo com a autoestima.

Sendo assim, a busca por tratamentos que possam ajudar nos cuidados com essa situação se torna fundamental.

Tenha uma alimentação saudável para evitar queda de cabelo

Um dos pontos que parece não fazer diferença, mas que é vital no processo de cuidado do couro cabeludo é ter um melhor controle do peso, melhorar a alimentação e cuidados com a saúde em geral.

Isso fará com que a produção de seborreia diminua. Juntar isso com o uso de medicamentos receitados, como o minoxidil, fará total diferença no aspecto do cabelo.

É necessário também que para manter a saúde dos fios, se lave a cabeça no máximo três vezes por semana para evitar a queda. O uso de produtos durante o banho também fará diferença.

Por exemplo, para que o couro cabeludo não fique muito agredido, use shampoos com um pH neutro e que não tenham sal. Além do mais, nunca faça movimentos bruscos.

Tente sempre realizar uma massagem quando estiver lavando a cabeça. Para evitar a queda durante a escovação, utilize cremes e comece a pentear das pontas para o couro.

Manter uma alimentação que seja rica em vitaminas A, B12 e biotina, minerais, zinco e ferro farão com que o cabelo fique mais forte.

Outros tipos de tratamentos mais avançados

Há também quem decida investir além dos cuidados básicos e opte por um tratamento mais intenso de controle de queda.

Um desses tratamentos são as luzes de baixa intensidade, que agem no aumento da atividade celular sem que a estrutura do fio fique prejudicada.

As luzes fazem com que se tenha um efeito analgésico no couro, antiinflamatório e também cicatrizante.

A terapia com laser 1550nm também é um método que se pode utilizar para diminuir a queda de modo rápido e eficaz. Seu funcionamento estimula os fios a entrarem na fase anágena de modo precoce.

Assim, pode-se gerar um aumento de volume e melhorar a firmeza do fio. O procedimento a laser estimula também o bulbo capilar, deixando-o mais forte e com mais saúde.

Em casos que o paciente apresente uma alopecia androgenética muito forte e já esteja muito avançado para qualquer tipo de tratamento, uma última opção é fazer um transplante capilar.

Assim, retira-se fios de áreas que não estão sofrendo com os efeitos hormonais, e transplanta eles nas áreas que estão mais prejudicadas.

Com ele, pode-se resolver de modo definitivo a calvície.

 

Conclusão

Estima-se que cerca de 42 milhões de pessoas tenham calvície no Brasil, segundo os dados da SBEC.  E com um número tão expressivo de pessoas, logicamente ele irá acometer também as mulheres.

Vimos que uma das principais causas da calvície feminina está ligada aos hormônios alterados, como o estrógeno que é muito afetado durante a menopausa.

Para que se possa saber se a calvície faz parte da sua vida, procure um médico para que ele realize exames e talvez até uma biópsia para confirmar as suspeitas e iniciar um tratamento.

Conte o que achou deste conteúdo e caso tenha dúvidas, deixe aqui nos comentários. Não se esqueça de compartilhar este artigo.

 

BLOG MAIS VISTOS


Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Leia Mais
Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Leia Mais
Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Leia Mais
Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Caroço no seio: o que fazer se encontrar um na mama? VEJA!
Caroço no seio: o que fazer se encontrar um na mama? VEJA!

O caroço no seio pode ser um sinal de câncer de mama ou até mesmo, outros males como infecção ou lipoma. Veja o que fazer ao notar que tem um!

Leia mais
Já ouviu falar sobre incontinência urinária?
Já ouviu falar sobre incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma doença que consiste na perda involuntária de urina. Entenda suas causas, tipos e os tratamentos existentes.

Leia mais
Calvície feminina: entenda como tratar essa rara condição
Calvície feminina: entenda como tratar essa rara condição

A calvície feminina é uma condição rara provocada pela alopecia androgenética e/ou alterações hormonais. Descubra os tipos de tratamentos existentes.

Leia mais