PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?

PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?
Compartilhar:

Publicado: 19/01/2022

Categorias: Franquia

Você sabe o que é o prazo de retorno do investimento? O PRI como é conhecido, é um indicador de atratividade do negócio que mostra o tempo necessário que o empreendedor terá para recuperar tudo aquilo que ele investiu.

Sua modalidade consiste em calcular inversamente a rentabilidade, sendo obtido por meio da unidade de tempo. Seu conceito pode ser um pouco confuso de início, por isso, trouxemos este conteúdo para falar mais a respeito dele.

Então se você tem interesse, continue lendo e saiba mais sobre o que é, como se calcula, dentre outras coisas.

 O que é um prazo de retorno?

Como dissemos, o prazo de retorno é um cálculo feito pelas empresas para saberem em até quanto tempo o seu investimento retornará para seu bolso.

Então, vamos usar de exemplo para ilustrar, uma empresa que tenha um PRI de 2,5 anos. Isso significa que em dois anos e seis meses depois de terem iniciado suas atividades, o empresário terá recuperado o que gastou em forma de lucro.

Então, para que se possa calcular o PRI de uma empresa nova ou de um investimento que vamos fazer, é necessário que se utilize o valor do capital aplicado.

Agora, quando se trata de uma empresa que já esteja em atividade, podemos fazer uso do valor total do patrimônio da empresa.

Como se calcula o prazo de retorno do investimento?

Antes de falarmos sobre o assunto, é preciso primeiro que se entenda outro ponto importante, que é saber sobre o cálculo de retorno sobre investimento.

Para isso, você deve saber quanto foi ou será investido em seu negócio. Para que você possa ter uma noção sobre o quanto você pode ganhar, você deve fazer o cálculo por meio do ROI.

De maneira resumida, este é o valor arrecadado em uma ação menos o valor investido dividido pelo valor que foi investido e multiplicado por 100%.

Então, por exemplo, se você tem uma farmácia e arrecadou com ela 100 mil no último ano e investiu 50 mil para que ela pudesse ganhar vida, então seu cálculo seria: 100.000-50.000/50.000 x 100= 100% de lucro.

Quando você aprende a fazer o cálculo de retorno de investimento, é fundamental que o tempo seja levado em consideração para que se possa definir o período que a análise está sendo feita.

Já o prazo de retorno do investimento é o tempo que você vai levar para obter o mesmo valor que você investiu, ou seja, em quanto tempo o seu negócio se paga.

Para calcular isso é muito simples! Você deve dividir o investimento total que você quer fazer, pelo valor que você espera ganhar dentro de um período (o mais indicado é que seja pelo menos 6 meses).

Então vamos supor que o valor do capital aplicado seja de 45 mil e o lucro no período seja de 18 mil. O cálculo do investimento total e do lucro líquido será:

PRI= (45000/18000)= 2,5 (período de 2 anos e 6 meses). Logo, aqui o empreendedor terá que aguardar no mínimo 2,5 anos para que possam recuperar o dinheiro investido em sua farmácia.

Qual é o payback ideal?

A margem de lucro de um negócio pode variar bastante e depender de muitos fatores. Porém, uma boa margem de lucro gira em torno de 15 a 22% levando em consideração as necessidades e o tamanho da empresa.

Quem quer ter sucesso no ramo, precisa saber definir bem os dados para que assim, consiga fazer o desenvolvimento de estratégias e possa traçar planos de desenvolvimento do empreendimento.

 Dicas de como aumentar o lucro de uma farmácia

O objetivo de qualquer negócio é gerar lucro. Sendo assim, para que esse objetivo possa ser alcançado, é necessário que algumas decisões sejam bem pensadas. Por isso, veja algumas dicas simples para que o seu lucro seja maior:

Crie novas ofertas

Para que sua base de clientes aumente, é preciso que você entenda melhor seus consumidores e que se crie novas ofertas a partir da noção que você possui sobre eles.

Muitos negócios, principalmente no setor de varejo, conseguem atrair mais clientes oferecendo variedades de produtos de todos os preços, o que atrai o consumidor para que ele tenha mais flexibilidade.

Invista em marketing online

Saber se utilizar das ferramentas de marketing é fundamental para que você consiga promover seu negócio sem ter que gastar muito. Twitter, Facebook, Instagram, todas essas plataformas para se comunicar de modo direto com o cliente acabam sendo úteis.

Tenha foco

Nem sempre é fácil saber o caminho a percorrer e no que investir, porém, tente não perder o seu foco e nem se acomodar, pois ao se manter ativo, é possível que você atraia mais clientes e consiga fazer mais vendas.

Tire um tempo do seu dia para que conseguir se organizar e pensar em melhorias que possam ser úteis para que você tenha um aumento de seu lucro.

Crie eventos

Uma coisa muito boa em farmácias que acaba divulgando bastante e também fazendo com que haja mais vendas atraindo mais clientes, é promover eventos no local.

Uma feira da saúde por exemplo, contar com profissionais da área para que façam atendimentos rápidos como:

Você pode fazer essa feira, por exemplo, colocando alguns serviços básicos de graça e outros pagos através de uma certa quantidade de consumo no local, dando o direito da pessoa fazer essa avaliação.

Enfeitar a loja, espalhar cartazes e mudar um pouco a disposição dos produtos faz com que os clientes fiquem tentados a entrar e ver o que está acontecendo. Essa é uma ótima dica também.

 Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre o prazo e retorno do investimento, o que ele é, como funciona e como realizar esse cálculo, além de acrescentar algumas dicas para você aumentar o lucro de seu negócio de modo mais rápido.

Conhecer esse assunto é fundamental para não levar prejuízos ou se desviar daquilo que você planejou como meta.

Conte aqui se este conteúdo te ajudou, se você ficou com alguma dúvida e não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas igualmente interessadas pelo assunto.

BLOG MAIS VISTOS


Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Leia Mais
Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Leia Mais
Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Leia Mais
Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Lei da franquia: 5 dúvidas frequentes que tiramos para você!
Lei da franquia: 5 dúvidas frequentes que tiramos para você!

A Lei da Franquia é um conjunto de normas legislativas específicas que regulamentam esse tipo de atividade. Entenda o que é e tire suas dúvidas!

Leia mais
PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?
PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?

PRI ou Prazo de Retorno do Investimento é uma métrica essencial que todo negócio farmacêutico deve acompanhar. Veja como ele funciona e dicas!

Leia mais
Plano de negócio: 10 passos para abrir uma farmácia própria
Plano de negócio: 10 passos para abrir uma farmácia própria

Abrir uma farmácia própria possui desafios característicos deste mercado. Veja no conteúdo os passos a seguir para ter sucesso no seu negócio.

Leia mais