Franquia: o que é, como funciona e quanto eu faturo? ENTENDA

Franquia: o que é, como funciona e quanto eu  faturo? ENTENDA
Compartilhar:

Publicado: 02/12/2021

Categorias: Franquia

Você sabe o que é franquia e como esse tipo de negócio funciona? Muitos empreendedores que querem investir em um empreendimento possuem dúvidas sobre que tipo de negócio abrir.

Uma franquia pode ser a melhor opção para adentrar no mundo do empreendedorismo. No entanto, nem todos os profissionais se dão conta disso logo de cara.

Isso porque muitas vezes esse profissional nem sabe do que se trata uma franquia e como ela realmente funciona, deixando de lado a possibilidade de sucesso certo e partindo para o incerto que é se colocar no mercado com uma marca nova.

Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre esse nicho e o que você precisa saber sobre isso.

O que é franquia e como funciona?

Uma franquia, de um jeito muito simples, pode ser explicada como um modelo de negócios que tem como base fazer uso dos direitos de uma marca, patente, infraestrutura, know-how, ou conceito a um investidor.

Portanto, esse modelo se baseia em utilizar um padrão de processos e produtos. Uma franquia é um direito concedido por um franqueador, que é o dono da marca, para poder replicar a loja em outros formatos e em outros locais.

Assim, iria oferecer os mesmos serviços e produtos que a marca já oferece. Logo, esse modelo é uma permissão concedida pelo proprietário de um negócio que já é reconhecido e que já possui interesse da população.

O sistema de franquia já é bem antigo, tendo existência já no século XII em Londres. No entanto, esse tipo de negócio acabou funcionando de forma mais padrão depois da Guerra Civil, lá nos EUA.

Isso porque como os soldados voltavam para casa sem um emprego ou experiência de trabalho, eles tinham que arrumar outros meios de trazer o sustento para sua família.

Na época a Singer & Co, que é uma empresa de máquinas de costura, acabou concedendo os direitos de uso da marca para que comerciantes independentes pudessem comprá-las.

Então, basicamente foi essa empresa que começou a divulgar o franchising. A ideia deu certo e logo outras empresas grandes começaram a fazer o mesmo, como é o caso da Coca-Cola.

Diante de tal crescimento, o sistema passou por diversas alterações e surgiu a chamada Associação Brasileira de Franchising (ABF) nos anos 80. Depois, criou-se uma lei da franquias (8.955|04) em 15 de dezembro de 1994.

Quais são os principais tipos de franquia?

Dentre os principais modelos de franquias que se pode investir, existem:

Franquias baratas

São aquelas que possuem um valor um pouco mais abaixo do investimento e que podem atingir no máximo 90 mil reais. No mais, acabam sendo guiadas pela mesma lei que faz o regulamento de franquias que se diferenciam por conta de seu tamanho e complexidade;

Franquias virtuais

Geralmente são aquelas que possuem ligação com a tecnologia ou vendas e possuem como princípio, terem um local de trabalho flexível, fazendo com que o investidor consiga trabalhar direto de sua residência;

Máster-franquia

São aquelas franquias que por terem muito sucesso acabam recebendo a oportunidade de terem novos investidores podendo abrir novas unidades em seu comando.

Dentre esses tipos de franquias, existem diversos segmentos, que podem incluir os mais diversos negócios, como:

  • Alimentação;

  • Farmácias;

  • Fast food;

  • Seguros;

  • Saúde;

  • Beleza;

  • Limpeza;

  • Construção;

Dentre os tipos de modelo de negócio existente, alguns dos formatos de atuação de franquia são:

  • Lojas;

  • Quiosques;

  • Food truck;

  • Container;

  • Home-based.

Qual é a principal vantagem de adquirir uma franquia?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro do mercado de negócios, há várias opções que o empreendedor pode escolher. E como o empreendedorismo é algo que está em alta e cada vez mais pessoas vêm se aventurando em ter seu próprio negócio, há diversas vantagens em poder ter uma franquia.

Para o franqueado, por exemplo, essa é uma opção de poder investir em um negócio que já esteja consolidado no mercado. Assim, o empreendedor acaba tendo um risco menor e maiores chances de obter sucesso.

Isso principalmente para o empresário que quer abrir negócio sem experiência. O motivo é que uma rede franqueada possui todo o suporte técnico, administrativo e financeiro para ajudar na gestão do negócio.

Quais são as principais taxas do mercado de franquia?

Agora que você já sabe mais sobre o que é franquia, deve estar se perguntando sobre como funciona a questão de taxas e outros aspectos. Bom, parte das obrigações de um franqueado são cumprir as taxas a serem pagas.

Somente assim pode-se ter o direito de comercializar aquela franquia. Essas taxas são feitas através de contrato para que tudo possa estar de acordo. As principais, são:

  • Taxa de franquia: taxa única para conseguir usar a marca. Faz parte do investimento inicial e é cobrada de modo normal para que se possa cobrir os custos com suporte, etc;

  • Royalties: os royalties são cobrados todo mês. É necessário que se pague por conta da exploração da marca;

  • Fundo de propaganda e marketing: cobrada mensalmente para compensar os custos com campanhas publicitárias.

Que tipo de franquia investir?

Uma boa pergunta que se forma depois de ler este conteúdo é saber que tipo de negócio investir sabendo que há tantos ramos que as franquias permitem atuar, certo?

Algo que sugerimos é para que o empreendedor comece por uma franquia de baixo investimento e que vá proporcionar lucro certo por atender a demanda do público.

Então, uma ótima opção para isso é poder ter uma franquia de farmácia como a Flexfarma por exemplo. Ainda em meio à crise, o cenário farmacêutico permaneceu estável e teve até um certo crescimento.

Investir na Flexfarma como uma opção de negócio é uma boa ideia porque você possui vantagens únicas como:

  • Ficar livre das taxas periódicas;

  • Livre das taxas de publicidade;

  • Possui isenção de franquia.

Além disso, você ainda conta com todo o suporte necessário para fazer com que seu negócio seja um sucesso e que você consiga converter muitas vendas e obter lucro, tendo um retorno garantido.

Conclusão

Por fim, vimos então o que é franquia e tudo o que envolve esse setor. Dentre as melhores opções, mostramos que uma rede de farmácias pode ser sua melhor escolha para economizar e ainda obter lucro.

Conte aqui se este conteúdo lhe ajudou e compartilhe-o com outras pessoas para que elas também saibam o que é franquia e como elas podem investir nisso também.

BLOG MAIS VISTOS


Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Alimentação equilibrada: cardápio adequado para diabéticos

Leia Mais
Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Saiba como reconhecer os sintomas da ansiedade na adolescência

Leia Mais
Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Pressão arterial normal: afinal, o que pode representar perigo para sua saúde?

Leia Mais
Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Câncer do colo do útero: como detectá-lo na fase inicial? Descubra!

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Lei da franquia: 5 dúvidas frequentes que tiramos para você!
Lei da franquia: 5 dúvidas frequentes que tiramos para você!

A Lei da Franquia é um conjunto de normas legislativas específicas que regulamentam esse tipo de atividade. Entenda o que é e tire suas dúvidas!

Leia mais
PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?
PRI: qual o prazo de retorno de investimento de farmácia?

PRI ou Prazo de Retorno do Investimento é uma métrica essencial que todo negócio farmacêutico deve acompanhar. Veja como ele funciona e dicas!

Leia mais
Plano de negócio: 10 passos para abrir uma farmácia própria
Plano de negócio: 10 passos para abrir uma farmácia própria

Abrir uma farmácia própria possui desafios característicos deste mercado. Veja no conteúdo os passos a seguir para ter sucesso no seu negócio.

Leia mais